Inclusão Social através da Economia Popular Solidária
O que é Inclusão Social?
Inclusão social é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos.
Como a Economia Popular Solidária ajuda a incluir pessoas na sociedade?
Um dos maiores princípios da Economia Popular Solidária é a valorização dos os seres humanos. Acreditamos que todo ser humano possui conhecimentos e experiências que pode ser aproveitado e repassado adiante, sem discriminação da pessoas veio a informação. Por isso, a EPS nunca exclui pessoas, mas sim inclui, inclusive as que foram excluídas pelo mercado capitalista.
O capitalismo sempre busca a maximização do lucro, e para isso precisa de gente capacitada, um número finito de pessoas. Assim, as pessoas que não tem condições de estudar, locomover, aproveitar da saúde e todos os seus direitos, acabam tendo desvantagens em relação as outras, ficando fora do mercado e consequentemente, da sociedade.
Na EPS, não a competitividade entre as pessoas, assim sendo, quanto mais gente, mais ideias e mais produtividade, gerando renda e desenvolvimento para todos. Pregamos a valorização da diversidade. Reconhecemos o lugar fundamental das pessoas, sem discriminação de sexo, gênero, cor, religião, classe social, etc. Para nós, o importante é a valorização do saber local, da cultura.
Ai entra as ITCPs, que apoia e assessora esses grupos excluídos do mercado ou da sociedade, que tem algum conhecimento de vida ou técnico, cria formações básicas sobre EPS e como se dará o trabalho de incubação, e posteriormente, criasse uma associação ou cooperativa em que todos são bem vindos para trabalhar e ajudar, sem a exclusão de ninguém.
Facebook: https://www.facebook.com/unimontesitcp/
Telefone: (38) 3229-8302
E-mail: itcpunimontes@gmail.com
Comentários
Postar um comentário