Gênero e trabalho


A Incubadora Tecnológica de Cooperativas populares da universidade Estadual de Montes Claros (ITCP-Unimontes), realizou no dia 21 de março de 2017, um minicurso/palestra sobre a Gênero e Trabalho. O minicurso foi ministrado pela Profª Mª Daliana Cristina de Lima Antonio, professora parceira da ITCP-Unimontes. 
O mini curso ocorreu, no auditório do prédio 1 da Universidade Estadual de Montes Claros, Campus Darcy Ribeiro, o Centro de Ciências Sociais aplicadas, das 14 às 18 horas.
Estiveram  presentes todos os estagiários da ITCP-Unimontes, Maria Luísa, Patrick, Guilherme, Nathália e Evily Sara, somando no total  35  alunos de diversos cursos da Unimontes, em especial da área das Sociais Aplicadas. 
Ao iniciar, a Professora comenta sobre o material enviado via e-mail e apresenta a autora Mary Wollstonecraft, contextualizando suas obras e ideais na perspectiva de Gênero. A seguir, instrui os participantes através de slides acerca das relações de trabalho e gênero, discorre sobre a falta de igualdade e equidade feminina e das desigualdades advindas do antagonismo das classes sociais. 
Ademais, um aluno questiona a Professora sobre o conflito ter sido citado como inevitável, logo, é aberto um debate sobre quais as soluções pertinentes para alcançar a justiça social, e a professora responde às dúvidas dos participantes, principalmente sobre as construções de “gênero”. Após traçar uma comparação entre as relações sociais, principalmente de trabalho, e a sociologia, as estruturas e definições de padrões normativos da sociedade, a apresentação de slides é encerrada.
Posteriormente, é passado o documentário “As Sementes” que mostra o Empoderamento Feminino a partir de uma perspectiva da Economia Popular Solidária e da Agricultura Familiar.
Por fim, o minicurso foi muito elogiado pelos alunos, dado a importância de se discutir Gênero em todos os espaços e temáticas. Além de ter apresentado preciosas informações, índices de pesquisa e análise das esferas sociais, de desigualdades de classes e gênero no conceito trabalhista






Profª Mª Daliana Cristina de Lima Antonio

Licenciada e bacharel em Ciências Sociais, na Universidade Estadual de Maringá. Mestre no programa de pós-graduação Educação para a Ciência e a Matemática, da Universidade Estadual de Maringá, com pesquisa etnográfica sobre os usos da internet numa lanhouse de um bairro de Maringá-Paraná. Discutiu na dissertação, defendida em abril de 2009, o binômio exclusão/inclusão para compreender a ideia de inclusão digital, dentre as discussões sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) inseridas na área Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Está vinculada no grupo de pesquisa Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/UnB em prol das pesquisas sobre a atuação de catadores de materiais recicláveis. Atualmente é professora na Universidade Estadual de Montes Claros, MG, e apoia os projetos de extensão: Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) e Mostra Audiovisual - Olhar, Imaginar e Agir (OIA)


Mais Informações:
Telefone: (38) 3229-8302
E-mail: itcpunimontes@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Princípios da Economia Popular Solidária

Inclusão Social através da Economia Popular Solidária

Comércio Justo e Solidário