Como participar da Economia Solidária?



  • Consumindo solidariamente

          Já existem no Brasil milhares de Empreendimentos Econômicos Solidários: são cooperativas ou associações de trabalhadores no campo e na cidade, lojas de consumo solidário, empresas recuperadas administradas pelos operários, agências de turismo solidário entre outros empreendimentos, onde em vez de exploração do trabalho, há cooperação, e respeito pela natureza em lugar da destruição do mesmo.
  
 

          Por isso, quanto mais pessoas pagarem e consumirem bens e serviços produzidos solidariamente, mais esses empreendimentos vão crescer e se fortalecer. Consumindo bens e serviços produzidos por Empreendimentos Econômicos Solidários, é de suma importância, pois assim diminui a exploração ao Capitalismo, aumenta a colaboração entre as pessoas, aumentar o bem-estar social, e ainda é uma forma sustentável de sobrevivência.

  • Frequentando as feiras e eventos de Economia Solidária

          As feiras e Festivais de Economia Solidária, os Centros de Comercialização Solidária, são pontos de encontro entre quem produz de forma solidário e quem decide conscientemente adquirir esses produtos e serviços. E mesmo que você não compre nada, no encontro com quem produz, você vai começar a comprar a ideia dessa outra economia, em que a prioridade não é o lucro, mas sim a vida.
          São festivais bem organizados e bem visitados realizado em todo o país, para saber quando ocorrem, basta visitar o Forum Estadual de Economia Solidária do se estado. Um lugar cheio de alegria e boa conversa.



  • Informando-se e passando adiante a notícia de que outra economia acontece


          Você pode divulgar o Empreendimentos Econômicos Solidários da sua cidade para os amigos e vizinhos; se é um professor, fale sobre a Economia Solidária com seus alunos, gerando debates para discutir e apresentar-lhes um pouco mais; se é um comunicador, escreva fale, fotografe as iniciativas de Economia Solidária; se é um comerciante, anuncie e mostre nas suas prateleiras os produtos solidários, etc. A páginas no Facebook que publicam notícias, eventos, feiras de Economia Solidária, inclusive a nossa página, onde cobrimos o Norte de Minas Gerais.



Telefone: (38) 3229-8302
E-mail: itcpunimontes@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Princípios da Economia Popular Solidária

Inclusão Social através da Economia Popular Solidária

Comércio Justo e Solidário